Soft Skills

Recentemente fiz uma pesquisa sobre a habilidade de resolver problemas para uma apresentação na empresa onde eu trabalho. Foi uma atividade em grupo e envolveu a pesquisa e apresentação de outras soft skills como colaboração, comunicação e organização. Isto me motivou a escrever um pouco mais sobre o que são, porque precisamos desenvolver e quais são as soft skills mais apreciadas no mercado de trabalho.

Pra começar então vamos falar sobre o que são soft skills.

Traduzindo para o nosso bom e velho português, elas são nada mais nada menos do que habilidades interpessoais, as habilidades que cada um tem para enfrentar os desafios diários, habilidades estas importantíssimas na hora de nos relacionarmos e agirmos no ambiente corporativo. Diferentemente das habilidades técnicas (hard skills) que normalmente são aplicáveis apenas em um determinado contexto, as soft skills são transferíveis para qualquer área em que a pessoa atue.

Há muitos anos, soft skills como, ética, resiliência e capacidade de tomar decisões são habilidades bastante apreciadas e requisitadas pelas empresas, porém, cada vez mais, novas aptidões são exigidas. E não somente em áreas onde a necessidade de ter boas relações interpessoais já é consolidada, como a área comercial por exemplo. Aquela ideia do profissional de TI que fica somente atrás de um computador e não precisa se comunicar com ninguém está cada vez mais distante da realidade que vemos em muitas empresas. A capacidade de trabalhar junto ao time em prol de um objetivo é a base para se obter produtividade e inovação. O profissional que deseja acompanhar o ritmo da evolução precisa desenvolver características como comunicação, pensamento criativo, liderança, trabalho em equipe, dentre outras.

E aí temos um grande problema, soft skills envolvem emoções e percepção do que as pessoas ao nosso redor estão sentindo,  são habilidades natas em muitas pessoas, mas difíceis de serem adquiridas e mensuradas, pois não são tangíveis como as habilidades técnicas. Na hora de selecionar um candidato para uma vaga, as soft skills podem ser a diferença entre um bom e um ótimo candidato, ou seja, desenvolver essas habilidades pode te colocar numa posição melhor na hora de conseguir uma nova oportunidade. Além disso, uma forma de inspirar o desenvolvimento de soft skills nas pessoas é pelo exemplo. Já percebeu como muitas vezes uma área ou departamento inteiro reflete os valores e as características do seu líder? É por isso que para cargos de liderança as soft skills são ainda mais imprescindíveis.

E quais seriam as soft skills mais importantes?

Cada situação exige uma habilidade ou conjunto de habilidades diferentes, então não há uma soft skill menos relevante ou que não mereça ser desenvolvida. Vou citar aqui as que eu tenho visto como mais essenciais e que podem fazer muita diferença em diversas áreas de atuação.

Ser um bom Comunicador

Nos comunicamos diariamente e cada vez estamos mais conectados com tudo e com todos através de inúmeros apps e dispositivos. Desde os tempos mais antigos a comunicação foi uma habilidade humana decisória para evolução. Mas a habilidade de se comunicar bem está muito além de apenas saber falar clara e concisamente. Desenvolver a comunicação é saber aplicar o discurso ao contexto e audiência de forma que seja adequado e compreensível para todos, é ter o seu trabalho devidamente documentado para que outros possam dar continuidade, é avisar antecipadamente sobre possíveis problemas, ser um bom comunicador é ser organizado e eficaz.

Trabalhar em Equipe

Uma das mais pedidas, afinal como podemos ter sucesso e atingir os objetivos da empresa se não trabalharmos bem com nossos colegas? Nenhuma habilidade técnica é suficiente para permitir que alguém trabalhe totalmente isolado, pelo menos não nas grandes organizações. Precisamos das pessoas o tempo todo, então aprender a ser colaborativo e atuar junto ao nosso time de maneira respeitosa e responsável é essencial. Isso significa que devemos pensar não só em fazer melhor o nosso trabalho, mas também em de que maneira podemos facilitar o trabalho dos outros. É valorizar as opiniões de todos, contribuir com suas próprias opiniões e dividir a culpa quando as coisas não dão certo, afinal isso é fazer parte do time.

Ser Motivado

Sabemos que nem sempre tudo são flores, nem sempre conseguimos aquela promoção, ou então aquele projeto super bacana que tinha tudo pra ser um sucesso é suspenso porque o cliente decide aguardar mais um pouco antes de iniciar algo tão impactante ou pior: o projeto incrível é reduzido a um conjunto de poucas melhorias devido a cortes no orçamento. Ser motivado nos ajuda a ver o lado bom das coisas e a ter energia para continuar lutando pelas melhores oportunidades. A positividade é uma virtude que nos leva a perseverar nos momentos mais difíceis, encontrar soluções onde parecia não existir nada para ser feito e, assim, nos permitir atingir objetivos realmente incríveis. Infelizmente é uma das características mais difíceis de serem aprendidas, se a pessoa está sempre insatisfeita e reclamando de tudo na vida vai ter muita dificuldade de não ser assim no trabalho também.

Resolver Problemas com Criatividade

A resolução de problemas é o processo de reconhecer uma dificuldade ou complicação, identificando possíveis soluções e depois implementando a melhor opção. Ter habilidade em resolver problemas é ser proativo, é não congelar diante das dificuldades, é buscar alternativas sem ter que depender sempre de uma decisão superior, essa habilidade  pode fazer uma grande diferença na sua carreira, afinal, boa parte do que fazemos trabalhando é justamente resolver problemas.A habilidade de resolver problemas está diretamente relacionada com o quão seguro está o profissional em relação ao domínio em que está atuando, mas existem muitas técnicas para aplicar e desenvolver essa soft skill, vou falar mais sobre isso em um próximo post aqui no blog.

Saber Negociar e Resolver Conflitos

Saber negociar e exercer influência sobre as pessoas é uma habilidade muito útil, principalmente para posições de liderança. Essa habilidade é, inclusive, muito indicada para que novas habilidades interpessoais sejam desenvolvidas pelas pessoas ao nosso redor, lembra que falamos sobre inspirar o desenvolvimento de soft skills através do exemplo lá no início do texto? Além do que, conflitos acontecem, saber lidar com eles de maneira empática, negociando cautelosamente com as partes envolvidas fará com que estes conflitos sejam breves e não causem maiores transtornos, beneficiando a todos.

Existem muitas outras soft skills importantes que podem e devem ser desenvolvidas e aplicadas não só profissionalmente mas também na nossa vida pessoal. Elas nos ajudam a nos preparar para obter o sucesso em nossas atividades cotidianas. Motive-se! Você já está no caminho.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s