Reflexões sobre o Scrum Parte 4 – Papéis

Muitos conhecem os papéis existentes num time Scrum, mas nem todos entendem o motivo e a importância de cada um deles.

De acordo com o Scrum Guide, um time Scrum é formado por um Product Owner, o Time de Desenvolvimento e um Scrum Master, sendo que este time é auto-organizado, multifuncional e projetado para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade. Note que a palavra time utilizada nessa definição, refere-se ao time Scrum completo e não apenas ao time de desenvolvimento. Vamos então refletir sobre cada uma dessas características e como elas podem ser traduzidas no dia a dia de trabalho para disponibilizar uma versão potencialmente funcional do produto ao final de cada Sprint.

Auto-organização

Lista De Verificação, Colaboração

O Product Owner é o responsável por maximizar o valor do produto e o resultado do trabalho do time de desenvolvimento e ele tem total autonomia para realizar isso da maneira que entende ser a melhor. Ao detalhar, priorizar e dar visibilidade aos itens do Backlog, ele está trabalhando e reforçando a auto-organização e se apoiando no pilar da transparência.

O Time de Desenvolvimento, por sua vez, define como irá trabalhar cada um dos itens do Backlog trazidos pelo Product Owner, sendo este um direito irrefutável do time. Ninguém, nem o Product Owner ou o Scrum Master, determina como o Time de Desenvolvimento transformará o Backlog do Produto em um Incremento.

O Scrum Master, sendo responsável por promover e suportar o Scrum, ajuda todos a entenderem a teoria, as práticas, as regras e os valores do framework, incentivando a auto-organização.

Multifuncionalidade

Canivete Suíço, Faca De Bolso, Lâmina

Um ponto muito controverso citado no guia é a multifuncionalidade do Time de Desenvolvimento que deve possuir todas as habilidades necessárias, enquanto equipe, para criar um incremento do produto. Muitas discussões a respeito desse aspecto decorre pela falta de cuidado ao interpretar as orientações, desconsiderando que o guia enfatiza que essa característica se dá enquanto equipe e não individualmente. Há, inclusive, ênfase de que individualmente os integrantes do Time de Desenvolvimento podem ter habilidades especializadas, mas a responsabilidade é do Time de Desenvolvimento como um todo. Isso significa que a famigerada declaração “já fiz a minha parte” não é válida, pois todos são responsáveis entrega completa.

Flexibilidade

Alongamento, Flexão, Mulher

Os papéis no Scrum  concebem flexibilidade para atender as características únicas de cada time e contexto. O Product Owner, por exemplo, é encarregado de gerenciar o Backlog do Produto, mas possui autonomia para delegar essa atividade para o time de desenvolvimento, sem deixar de ser responsável por esse trabalho.

Como o Scrum não reconhece títulos para os integrantes do Time de Desenvolvimento, independentemente do trabalho que está sendo realizado pela pessoa, o time pode ser composto por diferentes perfis, de modo que permita ao time realizar entrega do incremento da melhor maneira. Além disso, empiricamente um time pode descobrir que necessita de uma composição diferente de habilidades para ser eficaz e essa combinação ímpar só é permitida porque o framework não prescreve esse nível de titulação.

O próprio Scrum Master atua de forma flexível ao servir ao Product Owner, ao Time de Desenvolvimento e a organização como um todo.

Criatividade

Negócios, Idéia, Estratégia, Marketing

A autonomia do Time de Desenvolvimento em definir como seu trabalho será feito estimula a criatividade, assim como os pilares de inspeção e adaptação, que permitem ao time refletir e ajustar seu processo para ser mais efetivo. Do mesmo modo, o Scrum Master precisará dessa característica para descobrir as melhores maneiras de promover o Scrum e suas práticas não só dentro do time como por toda a organização.

Produtividade

Finanças, Contabilidade, Economia

Ao determinar um tamanho mínimo de time, o framework garante que o time será grande o suficiente para completar um trabalho significativo dentro da Sprint. Conforme o Scrum Guide, um Time de Desenvolvimento com menos de três pessoas perde a interação e resulta em um menor produtividade, podendo ainda encontrar restrições de habilidades se tornando incapaz de entregar um
incremento potencialmente liberável.

Também é preciso esclarecer que os papéis de Product Owner e Scrum Master não são incluídos nesta contagem, a menos que eles também executem o trabalho de desenvolvimento do Backlog da Sprint. Apesar de permitido no Scrum, não é recomendado que o Product Owner e o Scrum Master componham o Time de Desenvolvimento, pois isso pode gerar conflito na execução das tarefas. Empiricamente observo diversos incompatibilidades e ineficiências em atuar em dois papéis ao mesmo tempo, porém compreendo que esta pode ser uma necessidade ou até mesmo uma estratégia para uma transição.

Conclusão

Apesar do framework prescrever papéis e suas responsabilidades, há bastante flexibilidade e incentivo ao conhecimento empírico, tornando cada um dos membros de um time Scrum essenciais para uma entrega com excelência.

No encontro do grupo de estudos, conduzido pela Líder de Engenharia Samanta Azevedo e pelo Scrum Master Victor Fofonca, focamos em cada uma das responsabilidades de cada papel e fizemos uma atividade muito interessante de identificar o papel a partir da característica citada (tudo isso com muito dinamismo e boas risadas com a “corrida” para pegar o papel com a característica e posicionar corretamente no quadro).

Abaixo algumas fotos desse encontro:

 

Referências:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: